-
Arquitetos: raumst
- Área: 325 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Han-ul, Lee, Narcillion
Visão geral. O projeto começou quando eu conheci o arquiteto que decidiu construir uma casa no distrito comercial em que dois fatores pudessem ser resolvidos: a residência e renda de aluguel dos proprietários da casa principal (pais e o casal) em uma casa independente com um jardim, onde eu morava com a minha mãe desde a infância.
Embora tenha sido inconveniente morar ali devido ao envelhecimento da casa em que vivi, decidi comprar o terreno de muitas lembranças e construir um novo edifício, com o desejo de viver no mesmo lugar onde posso manter os relacionamentos com as pessoas, em vez de me estabelecer em outro lugar. A exigência do proprietário do edifício, de acordo com a tendência atual, era propor um espaço com um quarto para as famílias, de modo que o impacto das residências para aluguel que não estejam ocupadas possa ser minimizado e um espaço de locação variável possa ser estabelecido no distrito comercial.
Estratégia de design. No caso das casas em distritos comerciais, havia muitas partes que precisavam ser consideradas em conjunto, como reconhecimento e acessibilidade, seguindo um único propósito. Em consideração à privacidade dos usuários domésticos, um espaço independente para os usuários do distrito comercial deve ser estabelecido e de fácil acesso para os visitantes.
Basicamente, o projeto do edifício foi desenvolvido evitando a interferência entre usuários através da separação de níveis e alturas. Além disso, ao separar as linhas de acesso usando a estrada de trás, o movimento dos usuários de distrito de compras e dos residentes não se sobrepõem. O projeto aproveita ao máximo as características do terreno que atende às estradas de três lados, separando as rotas residenciais e de compras. Uma rota residencial foi concebida na rua de trás, perto de instalações de conveniência, como mercados e pontos de ônibus, e de uma rua com muitos serviços, como um centro de apoio às familias da comunidade, uma delegacia de polícia e correios, de modo a atender as necessidades de cada pessoa. Embora seja uma casa em um distrito comercial, o terraço e o pátio que conectam ao espaço externo são localizados no espaço de convivência, para proporcionar uma sensação de abertura e conforto, ao mesmo tempo em que bloqueia a visão de pessoas de passagem pela área semi-aberta de carga.
Espaço. Por conta das características da zona de Anseong, a área de aluguel comercial é projetada para acomodar as necessidades de vários inquilinos, levando em conta as linhas de fluxo de acesso e os banheiros de cada andar.
No caso das residências para aluguel, a preocupação entre um quarto ou um quarto e meio foi finalmente solucionada em uma das reuniões de projeto a partir da concepção de um quarto com um terraço em cada residência para garantir o conforto. No caso da casa do proprietário, a residência é dividida considerando a privacidade dos pais, e o jardim independente existente é projetado no pátio do quarto andar para formar um espaço para a privacidade intergeracional e reuniões familiares.